Uma das maiores dúvidas entre os motoristas é quando a bateria apresenta uma falha e não se sabe se ela esgotou sua carga ou está com algum outro problema. Este texto tem o objetivo de ajudar você a saber diferenciar entre uma situação e a outra. Dessa forma você poderá tomar a decisão certa sobre o que fazer. Essa informação pode ser muito útil quando você sofre uma pane elétrica no seu carro de forma inesperada. Muitos nessa situação ficam um pouco perdidos necessitando até mesmo da ajuda de estranhos. Para evitar maiores problemas e descobrir uma maneira de como saber se a sua bateria descarregou, escrevemos esse artigo para que você aprenda a identificar alguns detalhes que podem ajudar a diagnosticar o que ocorreu com seu dispositivo.
O que fazer durante uma pane elétrica?
Uma das formas de você identificar se houve descarga da bateria é tentar acionar o alarme do carro. Quando você tentar fazer esse procedimento e notar que o carro não aciona as lanternas, este pode ser um sinal de que a sua bateria se descarregou por completo. Isso pode ter ocorrido caso você tenha esquecido algum dispositivo eletrônico ligado. É bastante comum o motorista estacionar seu carro e por causa da pressa, acabar deixando lanternas acesas ou o sistema de som e outros dispositivos ligados. Para descartar um possível defeito em sua bateria, o ideal é que você faça um procedimento de transferência de caga para verificar se ela volta a recarregar normalmente. No entanto, é necessário tomar algumas precauções para evitar acidentes.
Processo de transferência de carga
Para fazer a transferência de carga na sua bateria, é preciso que você tenha um cabo de transmissão. Porém, é muito importante que seu cabo esteja em ótimas condições e perfeitamente vedado. Isso porque a corrente que circulará por ele possui alta amperagem. Diante disso, caso você sinta insegurança em fazer o procedimento, peça ajuda de alguém experiente. Em seguida, é preciso que você encontre uma fonte de energia para recarregar sua bateria. Para isso, você terá que pedir ajuda para alguém disponibilizar um veículo para fazer a transferência de carga. Contudo, é importante que você saiba que os dois veículos, tenha a bateria com a mesma amperagem.
Instalando os cabos
Em sequida, posicione os dois carros de forma que o cabo tenha alcance suficiente. Depois, com os dois veículos desligados, conecte o cabo respeitando as suas cores. Uma das pontas vermelhas vai no terminal positivo da bateria. A outra ponta vermelha vai no terminal positivo da bateria do outro veículo. O mesmo ocorre com a ponta preta que deve ser presa no terminal negativo de um carro e a outra ponta preta no terminal negativo do outro veículo. Depois, basta ligar o motor do carro que irá fornecer a carga e acelerar levemente por cerca de 10 minutos.
Caso o procedimento não resolva.
Se sua bateria não voltar a funcionar depois do procedimento de recarga, é certo que a sua bateria já tenha esgotado seus ciclos. No entanto, se você tem uma bateria instalada no seu carro com pouco tempo de uso, verifique se ela está dentro do prazo de garantia. Assim você poderá solicitar a substituição junto ao fabricante. Contudo, caso você tenha achado o procedimento complexo, você poderá solicitar o serviço de instalação de baterias da Renasi. Caso você necessite do serviço em São Paulo na região da Zona Norte, basta você ligar e falar com nossa equipe. A Renasi Baterias atende em um raio de até 15 km de distância. Além disso, a entrega e instalação da bateria é gratuita.